Que tipos de vinhos harmonizam melhor cada prato?

Início  /  Que tipos de vinhos harmonizam melhor cada prato?
Que tipos de vinhos harmonizam melhor cada prato?


Tem dúvidas sobre qual vinho escolher para harmonizar os seus pratos? Fica sempre num impasse quando chega a altura de escolher o vinho no  restaurante e quer saber qual é a opção mais acertada para os seus jantares de amigos e família? Todos nós já estivemos nessa posição. 

Abaixo, explicamos de forma sucinta e eficaz, como fazer a escolha certa para acompanhar alguns tipos de pratos com vinho branco, tinto, rosé ou espumante, e deixamos algumas sugestões.


Sugestões de vinhos para harmonizar/acompanhar cada prato



Vinho Branco

O vinho branco é um vinho leve, que combina muito bem com pratos igualmente leves. Peixes e sushi pedem vinhos brancos leves. Saladas, normalmente acompanhas de molhos ácidos, pedem um vinho com mais acidez, como um branco verde. Pratos italianos como massas são bem harmonizados por vinhos brancos macios.

Sugestões de vinhos brancos aqui


Vinho Tinto 

O vinho tinto é um vinho mais forte, robusto, e que acompanha melhor pratos igualmente estruturados, comidas mais pesadas, por assim dizer.

Portanto, um vinho tinto seco harmonizará na perfeição pratos de carnes vermelhas e até bacalhau ou pizza.

No caso de pratos mais encorpados como carne assada, de caça ou comidas bem condimentadas, opte por um vinho tinto mais encorpado para acompanhar a robustez própria destes pratos.

Sugestões de vinhos tintos aqui


Vinho Rosé

O rosé é um vinho fresco e leve, bastante versátil. Como tal, pratos de peixe e sushi serão bem acompanhados por este tipo de vinhos. Com fritos, beber rosé ajudar a limpar o paladar da gordura inerente destes pratos.

Sugestões de vinho rosé aqui


Espumante

O espumante, visto muitas vezes como um vinho para celebrar, também pode acompanhar alguns petiscos. Harmoniza muito bem pratos menos quentes como entradas, queijos e sobremesas, mas também fritos e salgados.

Sugestões de vinho espumante


A equação é simples: leve com leve, pesado com pesado, doce com doce, mais especiarias com vinhos mais aromáticos.

Mas lembre-se sempre de que tudo depende do gosto pessoal e paladar de cada um, por isso guie-se através destas dicas tendo sempre em mente que o que lhe souber melhor será sempre a escolha mais indicada para si.