Ano de colheita: 2018
Teor Alcoólico: 13º
Enólogo: Astride Rodrigues
Enologia: Este vinho foi produzido a partir de uma seleção de uvas da casta Vinhão, das melhores parcelas da vinha conhecida por Vinha do Cruzeiro, sita na freguesia de Bouro Santa Maria, concelho de Amares, distrito de Braga.
As uvas que se destinam à produção deste vinho são desengaçadas e depositadas
em cubas de fermentação com controle da temperatura, dotadas de sistema de
remontagem automatizado. Concluído o processo de fermentação, segue-se a
prensagem e depósito em cubas de armazenamento.
Viticultura: As vinhas encontram-se dispostas em socalcos, característica que confere o nome ao vinho, voltados a nascente e sul. A excelente exposição solar, as características do solo e o microclima da região contribuem para a produção de um vinho verde com notas singulares.
As uvas foram colhidas na última semana de Setembro de 2018, de forma manual, talhão a talhão e casta a casta, sujeitas a criteriosa seleção, e transportadas de imediato para a adega, seguindo-se o processo de vinificação acima descrito.
Características Físico-Químicas:
Notas de prova: Límpido e cor vermelho granada. Aromas intensos a compota de uva madura. Estrutura forte, densa e concentrada. Taninos bem presentes, mas macios e bem incorporados no conjunto.
Harmonização: Excelente vinho para acompanhar pratos de carnes vermelhas, enchidos e pratos típicos da gastronomia portuguesa como o Sarabulho, a Lampreia, a Cabidela. Pode também acompanhar alguns pratos de Bacalhau.