Ano de colheita: 2016
Teor Alcoólico: 12,5º
Enólogo: Astride Rodrigues
Garrafa: 0,75l
Castas: 80% Loureiro 10% Trajadura e 10% Arinto.
Enologia: Este vinho foi produzido através de uma seleção de uvas das castas Loureiro, Trajadura e Arinto, das melhores parcelas da vinha conhecida por Vinha do Cruzeiro, sita na freguesia de Bouro Santa Maria, concelho de Amares, distrito de Braga. As uvas que se destinam à produção deste vinho são desengaçadas. O vinho é elaborado recorrendo-se ao controle da temperatura de fermentação a 12ºC. Segue-se o estágio em cubas de inox.
Viticultura: As vinhas encontram-se dispostas em socalcos, característica que confere o nome ao vinho, voltadas a nascente e a sul. A excelente exposição solar, as características do solo e o microclima da região contribuem para a produção de um vinho verde com notas singulares. As uvas foram colhidas na 2ªa quinzena de Setembro de 2016, de forma manual, talhão a talhão e casta a casta, sujeitas a criteriosa seleção, e transportadas de imediato para a adega, seguindo-se o processo de vinificação acima descrito.
Características Físico-Químicas:
Notas de prova: Límpido e cor citrina claro. Aromas florais e frutados bem combinados e equilibrados, próprios das uvas bem maduras da casta Loureiro. Excelente corpo, sabor macio, com alguma frescura e um final de boca muito frutado e persistente.
Harmonização: Excelente vinho para acompanhar carnes brancas, marisco, peixes, bem como saladas e comida oriental.
Prémios: