Ano de colheita: 2018
Teor Alcoólico: 13º
Enólogo: Astride Rodrigues
Enologia: Este vinho foi produzido a partir de uma seleção de uvas das castas Loureiro, Trajadura e Arinto, das melhores parcelas da vinha conhecida por Vinha do Cruzeiro, sita na freguesia de Bouro Santa Maria, concelho de Amares, distrito de Braga. As uvas que se destinam à produção deste vinho são desengaçadas. O vinho é elaborado recorrendo-se ao controle da temperatura de fermentação a 12º C. Segue-se o estágio em cubas de inox.
Viticultura: As vinhas encontram-se dispostas em socalcos, característica que confere o nome ao vinho, voltados a nascente e sul. A excelente exposição solar, as características do solo e o microclima da região contribuem para a produção de um vinho verde com notas singulares. As uvas foram colhidas na 2º quinzena de Setembro de 2018, de forma manual, talhão a talhão e casta a casta, sujeitas a criteriosa seleção, e transportadas de imediato para a adega, seguindo-se o processo de vinificação acima descrito.
Características Físico-Químicas:
Notas de prova: Límpido e cor citrina claro. Predominância de aromas florais e frutados bem combinados e equilibrados, próprios das uvas bem maduras das castas Loureiro, Arinto e Trajadura. Excelente corpo, sabor macio, com alguma frescura e um final de boca muito frutado e persistente.
Harmonização: Excelente vinho para acompanhar carnes brancas, marisco, peixes, bem como saladas e comida oriental.
Prémios:
Colheita 2015
Medalha de Ouro no Concurso Mundus Vini
(18th Grand International Wine Award 2016.)
Colheita 2016
Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.
Medalha Grande Ouro no Concurso Vinhos de Portugal.
Colheita 2017
Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.
Colheita 2018
Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas.
Medalha de Prata no Concurso Vinhos de Portugal